Pilates para a Coluna

O PRINCÍPIO ATEMPORAL DO PILATES PARA A COLUNA


Falar do Método Pilates é desafiar a temporalidade das coisas. Se passam os anos e cada vez mais o Pilates se apresenta atual!

Contato via WhatsApp Agende a sua avaliação!

O PRINCÍPIO ATEMPORAL DO PILATES PARA A COLUNA

Se Passam os tempos e o Método parece simplesmente fazer sentido para a humanidade. Modesto Joseph, achava que estava apenas 50 anos a frente do seu tempo. Hoje percebemos uma série de abordagens específicas do Método, incluindo Pilates para Gestantes, Pilates para a Terceira idade e Pilates para a Coluna.



A Segmentação da Coluna é um Princípio?

Algo tão presente e indispensável nas práticas de Pilates para a Coluna, sem dúvida é a Segmentação da mesma. Apesar de não ser encarada como um dos seis princípios fundamentais mais conhecidos:

  • Controle;
  • Concentração;
  • Precisão;
  • Fluidez;
  • Centralização e Respiração;

Recebeu tanta importância por parte de Joseph Pilates, que motivou uma das suas mais célebres frases:

Se aos 30 anos sua coluna é rígida, você está VELHO. Se aos 60 anos sua coluna for flexível, então você é JOVEM!

ou seja, na visão de Joseph, o entendimento sobre a mobilidade de coluna não se restringia apenas a amplitudes de movimento.

Na visão de Pilates, a mobilidade de coluna também era um indicador de jovialidade! Isso se mostra totalmente verdadeiro, visto que, uma pessoa com idade avançada, porém movimentos preservados, se torna muito mais independente e autônoma, o que é uma grande conquista para pessoas acima dos 70 anos por exemplo.


Como é a segmentação da Coluna?

Minha dica sobre o ensino da segmentação de coluna! Muito além de enrolar e desenrolar a coluna. Muitas vezes nossos alunos precisam de comandos ainda mais claros para entender, não apenas o movimento, mas o propósito a qual ele cumpre.

Faz sentido pra você? Comente o que achou…

Se gostou, da uma curtida e se inscreva em nosso canal! 😉


Pilates para ter uma coluna perfeita

Nas palavras do próprio Joseph …totalmente rígida e totalmente flexível…, assim deveria ser uma coluna ideal na visão do criador da Contrologia.

Em minha prática como instrutor, tenho então a necessidade de estimular a segmentação associada a estabilidade! Ou seja, buscar com que meu aluno compreenda que, não se deve apenas enrolar e desenrolar a coluna, mas sim, realizar esse movimento de maneira consciente, controlada, ativa, presente!


Conclusão da Análise

Nas últimas décadas, muitas modalidades surgiram e passaram, enquanto o Método Pilates se apresenta consistente e atemporal.

Esse fenômeno é resultado de suas características peculiares, dentre as quais, está o estímulo de segmentar a coluna. Isso é algo tão clássico quanto contemporâneo, ou seja, atemporal! Que possamos buscar maneiras de apresentar isso para o nosso público de maneira clara, trazendo não apenas movimentos, mas a consciência da sua importância!

Att

Nanndo Garbelotti