Uma das recomendações mais frequentes que os médicos dão para as pessoas se manterem saudáveis é que elas realizem atividade física. O método Pilates é uma das práticas mais procuradas porque além de condicionar, colabora na reabilitação física.
Reabilitação no Pilates: Como o método previne lesões
Nesse artigo falaremos um pouco sobre a relação entre a reabilitação física e o Método Pilates!
Uma das recomendações mais frequentes que os médicos dão para as pessoas se manterem saudáveis é que elas realizem atividade física de forma constante. Como existem variadas modalidades de exercícios, é possível que cada pessoa pratique uma atividade específica para as suas necessidades. O método Pilates é uma das práticas mais procuradas porque além de condicionar, colabora na reabilitação física.
O Método Pilates é originalmente um exercício individual e assim cada praticante deve estar acompanhado por um profissional especializado. Para pessoas que precisam de exercícios de reabilitação física, é indispensável o acompanhamento de um fisioterapeuta ou Educador Físico capacitado.
Dessa forma, as atividades serão especialmente desenvolvidas para reabilitar a área lesionada e para evitar qualquer outra lesão.
Reabilitação no Pilates: Como o Método age em prol da cura
Os princípios fundamentais do Pilates e que são usados na reabilitação física são:
Respiração;
Alongamento;
Articulação da coluna;
Alinhamento das extremidades e descarga de peso;
Organização da cabeça, pescoço e ombros;
Integração do movimento.
É importante mencionar que o método Pilates não pode substituir o tratamento convencional da fisioterapia. Os médicos recomendam que ele seja aplicado como um complemento.
Com a assistência de um fisioterapeuta, o paciente vai realizar esses princípios de forma coordenada e com uma adaptação específica de acordo com as suas dificuldades e limitações.
Ou seja, o acompanhamento do profissional é fundamental para evitar que a área do corpo lesionada, que é o motivo da reabilitação física, sofra outra lesão e mesmo para impedir quaisquer outros tipos de lesões em outras áreas.
Durante a sessão, o paciente será orientado a evitar forças destrutivas sobre a lesão, ou seja, não é recomendado fazer movimentos diretamente nos locais lesionados para não correr o risco de agravar o quadro.
Assim, serão feitos movimentos isolados próximos da lesão. Com o tempo e a progressão da reabilitação física, o paciente vai começar aos poucos fazer exercícios específicos diretamente na área lesionada.
Quais lesões são reabilitadas nas aulas de Pilates?
O Pilates pode ser usado como complemento na reabilitação física de variadas áreas lesionadas como:
Os exercícios também podem ser aplicados para reabilitar áreas que tenham passado por algum tipo de cirurgia como, por exemplo, cirurgias nos ligamentos ou menisco do joelho. Com o método, os músculos serão fortalecidos e ficarão recuperados.
Quem pode fazer Pilates
Um dos grandes diferenciais do Pilates é possibilitar que pessoas de variados públicos o pratiquem.
Assim, pessoas sedentárias, atletas, pessoas que já fazem atividades físicas, idosos, gestantes e outras podem se utilizar do método. Exatamente porque ele é individualizado, os exercícios poderão ser adaptados e alterados de acordo com as necessidades e limitações de cada um.
Como você viu, o Pilates é um método tão eficiente de atividade física que pode ser praticado por todas as pessoas, independente da fase da vida em que estejam. O praticante deve estar acompanhado de um profissional para realizar os exercícios próprios para as suas necessidades.
Aqui na mobilize Pilates estamos preparados para lhe atender, é fundamental que antes de qualquer coisa realize uma avaliação e entenda como o Pilates funciona no seu corpo. Faça contato conosco e tire todas as suas dúvidas!